Ouvindo...

Adolescente morre e outras cinco pessoas ficam feridas em ataque com faca na Áustria

Número de feridos subiu de quatro para cinco, sendo que dois estão em estado grave, informou o porta-voz da polícia austríaca

A polícia da Áustria informou que um adolescente de 14 anos e outras cinco pessoas ficaram feridas em um ataque neste sábado, na província de Caríntia. Conforme as autoridades, um homem sírio de 23 anos, que pediu asilo ao pais, foi preso.

“Um homem atacou aleatoriamente transeuntes com uma faca” na cidade de Villach, declarou à AFP Rainer Dionisio, porta-voz da polícia. “Uma vítima, um rapaz de 14 anos, morreu”, acrescentou.

O número de feridos subiu de quatro para cinco, sendo que dois estão em estado grave, informou o porta-voz. A vítima mais velha tem 36 anos. O ataque ocorreu pouco antes das 16h00 locais (12h00 em Brasília) no centro da cidade, na província de Caríntia.

Leia também

Um entregador de comida — também originário da Síria — viu o que estava acontecendo e atropelou o agressor com seu veículo, que ficou levemente ferido e pôde ser detido “logo após o ataque”, disse Dionisio. Segundo ele, o homem detido é um solicitante de asilo sírio com permissão de residência válida e sem antecedentes criminais, de acordo com informações preliminares.

Dionisio explicou que ainda não podiam precisar o motivo do ataque, mas estavam verificando testemunhos de que o atacante gritou “Allahu Akbar” (Deus é o maior).

O governador de Caríntia, o social-democrata Peter Kaiser, pediu as “consequências mais duras” por essa “incrível atrocidade”.

O líder de extrema-direita Herbert Kickl, cujo partido venceu as eleições nacionais realizadas em setembro pela primeira vez na história, mostrou-se “horrorizado” pelo ataque, qualificando-o como um “erro do sistema”. “Precisamos tomar medidas drásticas contra o asilo”, afirmou em um comunicado.

A Áustria acolhe quase 100 mil refugiados sírios. Este incidente ocorreu apenas dois dias depois de um atropelamento coletivo na cidade de Munique, na Alemanha. Uma menina de dois anos e sua mãe morreram neste sábado (15) devido aos ferimentos sofridos nesse ataque, que deixou outros 37 feridos.

Um solicitante de asilo afegão de 24 anos foi detido na quinta-feira (13) como suspeito, e a polícia acredita que o ataque possa ter motivações islamistas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais