Ouvindo...

Primeiro-ministro do Reino Unido faz teste de HIV e promete acabar com novos casos até 2030

Em vídeo, publicado nas redes sociais, Keir Starmer também afirma que irá incentivar outros líderes a fazerem o teste publicamente, uma tentativa de desestigmatizar a doença

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, realizou, nesta segunda-feira (10), um teste público de HIV. A ação foi filmada e publicada nas redes sociais como uma forma de conscientização sobre a National HIV Testing Week (Semana Nacional de Testagem de HIV, em português).

No vídeo, o primeiro-ministro ainda diz que quer acabar com novos casos da doença no país até 2030, por meio de um novo plano de ação contra o HIV — que será publicado ainda neste ano. “Vamos tentar fazer isso e encorajar outros líderes a fazerem a mesma coisa porque é muito importante”, afirmou Keir Starmer.

O teste, feito pelo primeiro-ministro, pode ser realizado em casa e está disponível para qualquer pessoa na Inglaterra de forma gratuita e confidencial no site Free Testing.

Leia também

Segundo o governo britânico, a campanha prevê a disponibilização de até 20 mil kits financiados para a população.

“Se as pessoas testarem, elas saberão. É melhor que as pessoas saibam e isso é uma coisa boa, pois elas terão acesso ao tratamento médico e também irá nos ajudar a acabar com novos casos de HIV até 2030".
— PM do Reino Unido.

HIV

O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que ataca o sistema imunológico. Quem vive com HIV ou com Aids, doença causada pelo vírus, mas não está em tratamento, além do risco de transmitir o vírus para outras pessoas, também tem maior chance de ter complicações de saúde.

Apesar do estigma, qualquer pessoa pode ser infectada, independentemente do gênero ou da orientação sexual.

O vírus pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado ou ainda de mãe (portadora do HIV) para filho durante a gravidez, parto e amamentação.

Os sintomas podem incluir febre, cansaço, suor, perda de peso, diarreia, falta e ar, erupções cutâneas, dor de garganta e aftas. No entanto, muitas pessoas contaminadas podem ser assintomáticas ou ter sintomas semelhantes aos da gripe.

No Brasil, é possível fazer um exame laboratorial ou ainda um teste rápido. Os dois são realizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais