Ouvindo...

Vídeo: biólogos espanhóis fazem flagra inédito de ‘peixe-diabo’

Imagens foram publicadas nas redes sociais da organização espanhola nesta quarta-feira (5)

Os pesquisadores da ONG Condrik Tenerife flagraram o que pode ser o primeiro registro do peixe-diabo negro. As imagens foram publicadas nas redes sociais da organização espanhola nesta quarta-feira (5).

“Um peixe lendário que poucas pessoas tiveram o privilégio de observar vivo. Aparentemente, os registros até hoje são de larvas, espécimes adultos mortos ou registrados com submarinos”, escreveu a ONG na publicação.

O peixe foi visto emergindo das profundezas abissais em natação vertical a apenas 2 km da costa da ilha de Tenerife, na Espanha. Ele foi reconhecido durante uma campanha de pesquisa de tubarões pelágicos pela bióloga marinha Laia Valor.

Segundo a ONG, em condições normais o peixe-diabo costuma habitar o fundo do mar entre 200 e 2 mil metros de profundidade. Para se alimentar, ele utiliza um apêndice dorsal “cheio de bactérias bioluminescentes simbióticas como isca para atrair suas presas, da mesma forma que no popular filme ‘Procurando Nemo’”.

A organização também explicou que ainda não se sabe o que motivou a presença do animal em águas rasas. “Talvez por causa de uma doença, uma corrente de ar, fugindo de um predador, etc”, esclarece.

Confira o vídeo abaixo

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais