A Noruega planeja construir o túnel rodoviário submerso mais longo e profundo do mundo, que custará 36 bilhões de libras, o equivalente a cerca de R$ 277 bilhões. A via com cerca de 26 quilômetros deve ser inaugurada em 2033, e vai ligar as cidades de Randaberg e Bokn.
Atualmente, para ir de Randaberg a Bokn, os viajantes precisam pegar uma balsa. O túnel, que vai se chamar, Rogfast promete reduzir significativamente o tempo de viagem rodovia costeira E39, cortando o tempo de viagem pela metade.
Para percorrer o trecho, hoje em dia, leva-se 21 horas. O novo túnel não só eliminará aproximadamente 30 quilômetros dessa distância, mas também economizará 11 horas- atravessar o The Rogfast levará apenas cerca de 35 minutos. Estima-se que 6.000 veículos utilizem o túnel diariamente.
O financiamento para o projeto é predominantemente de fontes governamentais, contribuindo com aproximadamente 40%, complementado pela imposição de um pedágio aproximado de £ 30 para a passagem subaquática.
A Noruega já tem um túnel parecido que, atualmente, é a estrada subaquática mais longa do mundo. O túnel Lærdal conecta os municípios de Lærdal e Aurland no condado de Vestland, fornecendo uma rota crucial sem balsas entre Oslo e Bergen.
*Sob supervisão de Felippe Drummond