O filho mais velho do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, postou nas redes sociais do pai ‘chutando’ Volodymyr Zelensky da capa da revista Time.
Anualmente, a Time elege uma pessoa para destacar como personalidade do ano. Em 2022, o presidente da Ucrânia foi escolhido por conta dos conflitos com a Rússia. No ano passado, foi a vez da cantora americana Taylor Swift e com o resultado das eleições deste ano, Donald Trump, que já havia sido eleito “pessoa do ano” em 2016, voltou para a capa da revista.
Quando a guerra entre Rússia e Ucrânia começou, Trump já não era mais presidente dos Estados Unidos, porém, mesmo sem estar à frente da Casa Branca, o republicano criticou a participação, especialmente financeira, do país no conflito.
Além de “culpar” Joe Biden pelo conflito, Trump afirmou que, devido a sua “forte relação” com Vladimir Putin, presidente da Rússia, conseguiria impedir o confronto entre os dois países. “Eu dava-me muito bem com Putin e ele me respeitava”, disse em uma entrevista ao empresário Elon Musk.
O republicano já chegou a acusar Zelensky “desperdiçar a maior quantidade de recursos da história”, parte vinda dos Estados Unidos.
Na época, ele afirmou que se voltasse para a presidência, o país não seria tão “benevolente” com a Ucrânia e não iria gastar dinheiro com os pedidos de um homem [Zelensky] que, segundo ele, não tem “condições de vencer a guerra” e “se recusa a fazer um acordo de paz”.
Após a vitória de Donald Trump em novembro deste ano, Zelensky parabenizou o republicano e disse que acredita que ele trará “paz justa” para o conflito que já dura mais de dois anos.
Os dois se encontraram pessoalmente pela primeira vez após as eleições na última semana em Paris, na França, ao lado do presidente francês Emmanuel Macron.