A Espanha continua sofrendo com as fortes chuvas que atingem o país desde a semana passada. Até então, os temporais tinham atingido principalmente a região de Valência, que já acumula 217 mortos. Mas, nesta segunda-feira (4), a chuva chegou à região da Catalunha e inundou diversos pontos de Barcelona.
Nas redes sociais, usuários compartilharam imagens das ruas de Barcelona completamente alagadas. O aeroporto El Prat, em Barcelona, também ficou inundado nesta manhã. Vídeos mostram que a pista de pouso e decolagens virou uma espécie de “rio”, de tanta água. Também é possível ver o terminal alagado, com a água na altura do tornozelo dos passageiros.
Segundo informações do jornal espanhol El País, a chuva provocou o cancelamento ou atraso de 50 voos e obrigou outros 17 a desviarem a rota. Além do aeroporto, o temporal fechou importantes estradas da região, além da linha férrea por onde circulam trens de alta velocidade.
Leia mais:
- Governo envia mais de 10 mil soldados para áreas afetadas pelas enchentes na Espanha
- Polícia pede que moradores da região afetada por chuvas na Espanha voltem para casa
A agência estatal de meteorologia (Aemet) emitiu um alerta vermelho de chuvas “contínuas e torrenciais” para a costa de Barcelona. O aviso pede para que a população evite viajar, se afaste de ribeiras e barrancos, “que mesmo que não chova, podem descer com intensidade”, e informa sobre o risco de deslizamentos de terra.
O Serviço Meteorológico da Catalunha (Meteocat) também emitiu um alerta de “perigo máximo” para a zona costeira de Barcelona. Segundo o órgão, os rios da região estão com latos níveis de água nesta segunda-feira, o que aumenta o risco de inundações.