Capital da República Tcheca, a cidade de Praga é famosa pelo “turismo etílico” que atrai os visitantes por causa da cerveja: por lá, a bebida costuma ser mais barata do que água, em alguns restaurantes. Entre a população do Reino Unido, a cidade é um destino popular para despedidas de solteiro. Porém, essa fama tende a mudar.
Isso porque o vice-prefeito de Praga, Jiri Pospisil, disse que a cidade quer desencorajar turistas que vêm “por um curto período apenas para ficarem bêbados” em favor de “um turista mais culto e rico”, de acordo com a agência de notícias AFP.
Além disso, o Gabinete do Distrito Municipal de Praga 1, distrito da capital, confirmou à CNN que há uma proibição para a realização de eventos em bares entre 22h e 6h, no horário local. Também foi informado que a proibição entrará em vigor a partir de novembro.
A proibição acontece porque moradores de Praga 1, distrito que abriga a Praça da Cidade Velha, protegida pela UNESCO, o Castelo de Praga e a Ponte Carlos, têm reclamado do barulho dos turistas, que causam tumulto em bares.
Leia mais:
- Minas Gerais lidera crescimento do turismo no Brasil em 2024, aponta Fecomércio MG
- Rede de hotéis de luxo oferece R$ 84 mil para quem quiser viajar o mundo
A prefeita do distrito de Praga 1, Terezie Radoměřská, acrescentou que proibir as excursões noturnas aos pubs foi “impulsionado pelo nosso desejo de reduzir o comportamento perturbador, especialmente em conexão com eventos como despedidas de solteiro e solteira, que frequentemente resultam em barulho excessivo e perturbações, tanto para os moradores quanto para outros visitantes. Essas atividades não se alinham com o tipo de turismo que pretendemos cultivar”, destaca.
Por outro lado, moradores e grupos pequenos de turistas não devem sofrer com a decisão. A proibição deve afetar apenas excursões em grupo organizadas por agências, e não impedirá que grupos individuais organizem sua própria rota de bares ou fiquem fora até tarde bebendo. Como Starek destacou, “ninguém será proibido de ir a um pub”.
*Sob supervisão de Felippe Drummond