Ouvindo...

Empresa de Elon Musk faz manobra inédita e completa segundo voo de sucesso

SpaceX deu um passo importante para a reutilização de equipamentos espaciais neste domingo (13)

A Space X, empresa do bilionário dono do X, Elon Musk, realizou neste domingo (13) o quinto voo experimental da Starship, a nave mais poderosa do mundo.

A nave tem 120 metros de altura, cerca de cinco mil toneladas e transporta até 100 pessoas. O voo é parte dos esforços de Musk para produzir um foguete com capacidade de ir à Lua.

O lançamento aconteceu na base de lançamento em Boca Chica, no estado do Texas, por volta das 9h25 da manhã, horáro de Brasília, e cumpriu uma meta inédita. A Starship, fez manobra de retorno ao local de lançamento e conseguiu pousar o propulsor Super Heavy (a parte inferior da nave) de volta à base do lançamento. O movimento nunca havia sido feito na história.

O propulsor Super Heavy reacendeu três de seus 33 motores Raptor durante a descida, a fim de reduzir a velocidade e retornar ao local de lançamento.

Se as condições não estivessem perfeitas, o propulsor iria aterrissar na água, no Golfo do México.

Leia também

Em abril do ano passado, a Starship explodiu no primeiro teste. De acordo com a empresa, houve falhas nos motores da nave.

Em novembro o propulsor Super Heavy explodiu após se separar da nave. A Federal Aviation Administration, Administração Federal de Aviação, em português, identificou correções necessárias após o acidente.

Já em março deste ano, a nave voou por 50 minutos, mas não conseguiu completar o trajeto.

O quarto teste foi o primeiro bem sucedido e aconteceu em junho deste ano, pousando no Oceano Índico e o propulsor no Golfo do México.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais