Cinco anos antes da tragédia da implosão do submarino Titan, diretores da OceanGate foram alertados sobre possíveis falhas no funcionamento do submersível.
Quem revelou a informação foi o ex-diretor de operações da empresa, David Lochridge, durante uma audiência da Guarda Costeira dos Estados Unidos sobre o caso.
A tragédia que matou cinco pessoas em 2023 poderia ter sido evitada, segundo o ex-funcionário. No entanto, a empresa ignorou todas as regras e regulamentos estabelecidos e, por isso, era ‘inevitável’ que algo acontecesse.
Após detectar várias falhas no Titan em uma inspeção de controle de qualidade em 2018, Lochridge acabou demitido. Ele teria exposto e contestado a decisão do CEO da empresa e outros diretores de lançar o veículo no mar sem testes. Stockton Rush, o CEO, foi um dos mortos na implosão.
David, depois de ser demitido, denunciou as irregularidades do submarino à Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, mas não houve investigação.
Relembre
Cinco passageiros estavam no submarino: Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet. Todos morreram.
O que é implosão?
A
“Implosão é um efeito que acontece quando você tem uma
Implosão foi repentina
Segundo o ex-diretor da marinha dos EUA, Dale Mole, a
"É como estar aqui por um minuto e, depois, o interruptor é desligado. Você está vivo num milissegundo e no milissegundo seguinte você está morto”, explicou ao The Daily Mail.