Finalista do Miss Suíça 2008, Kristina Joksimovic, de 38 anos, foi assassinada de forma cruel pelo marido, de 41 anos, que está preso. O homem, identificado apenas como Thomas, admitiu ter matado a mulher em fevereiro deste ano, em Binningen, perto de Basileia, na Suíça. Para cometer o crime, ele a estrangulou e depois desmembrou o corpo usando ferramentas.
Conforme o Daily Mail, nessa quarta-feira (11), o assassino teve um pedido de libertação da custódia rejeitado pelo Tribunal Federal de Lausanne. Ainda em andamento, a investigação concluiu que há “indícios concretos de doença mental” subjacentes ao caso.
O homem alegou que matou a ex-modelo em legítima defesa, visto que ela o atacou com uma faca. No entanto, um relatório médico-forense desmente a versão apresentada.
O corpo da eterna Miss foi localizado na noite de 13 de fevereiro. Investigadores determinaram que ela foi estrangulada antes de morrer. Logo depois, o corpo foi desmembrado na lavanderia com ferramentas, como serra tico-tico, faca e tesoura de jardim. Em seguida, partes do corpo foram colocadas em um liquidificador e dissolvidas em uma solução química, segundo um veículo local.
Leia mais:
- Brasileira fala sobre ir ao Miss Universo com a faixa da Suíça: ‘idade não é o limite’;
- Miss Universe Brasil: Lauanda Brito faz graves acusações contra o Miss Amapá.
Investigadores apontaram, ainda, a “falta de empatia e frieza” de Thomas, assim como os esforços para encobrir a morte da esposa. Conforme eles, o réu tinha “traços sádicos e sociopáticos”.
Amigos do casal apresentaram informações diferentes sobre eles, sendo que um os definiu como “a família perfeita” e outro contou que eles estavam “em crise há meses”.
Kristina e Thomas, que se casaram em 2017, moravam com vista panorâmica de uma “espaçosa casa geminada” em uma área nobre de Basileia. Eles tiveram dois filhos.
Miss Suíça
Kristina Joksimovic venceu o concurso Miss Noroeste da Suíça em 2003 e foi finalista no concurso Miss Suíça 2008. Naquele ano, ela fundou uma agência de coaching e consultoria para aspirantes a modelos.
Ela treinou candidatas a Miss Suíça, dentre elas, Lorena Santen, que foi coroada Miss Suíça em 2023. “Sentiremos muita falta de vocês”, escreveu.
"É muito, muito triste e chocante o que aconteceu. Também sinto muito pelas crianças”, disse a modelo e ex-Miss Suíça Dominique Rinderknecht.
Antes do concurso Miss Universo 2013, Rinderknecht recebeu treinamento de passarela de Kristina e compartilhou seu progresso no YouTube, obtendo meio milhão de cliques.
A modelo Andrea Brotschi, que também participou de um concurso suíço, prestou homenagem à amiga: “Estou tão triste e chocada. Acabamos de nos ver. Você era um ser humano tão bom, gentil, inteligente e ótimo. Por quê? Kris, obrigada por tudo.”.