O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira que ainda não reconheceu Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Este, no entanto, é apenas mais um capítulo de uma relação controversa do Brasil com o pleito no país vizinho.
Selecionamos cinco frases que mostram essa controvérsia.
1. Lula sugere nova eleição na Venezuela
“Maduro poderia tentar fazer uma conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar um programa de eleições, estabelecer um critério de participação de todos os candidatos e deixar que entre, sabe, olheiros do mundo inteiro para ver as eleições”, disse Lula.
2. Oposição da Venezuela dá resposta a Lula
“Eu pergunto: vamos para uma segunda eleição e, se não gostarem do resultado, iremos para uma terceira? Quarta? Quinta? Até que o presidente Nicolás Maduro goste dos resultados? Vocês aceitariam isso em seus países, que, se o resultado não for satisfatório, repitam a eleição? Nós participamos da eleição seguindo as regras da tirania e ganhamos”, disse María Corina Machado, opositora de Madura.
3. Lula, então, disse que ainda não reconheceu a eleição de Maduro
“Ainda não. Ele [Maduro] sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, disse Lula.
4. Brasil tende a não reconhecer governo de Maduro
“Não creio que, se não houver algum acordo que não possibilite avançar, nós não vamos reconhecer um governo se essas atas não aparecerem”, disse Celso Amorim, assessor-chefe para assuntos internacionais de Lula.
5. Proposta de novas eleições na Venezuela agrada os Estados Unidos
“Sim”, respondeu, seco, Joe Biden ao ser perguntado se apoiaria uma nova eleição na Venezuela