Um incêndio atingiu, neste domingo (11), a torre de refrigeração da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, que está sob o controle das forças russas, disse o governador nomeado por Moscou.
“O bombardeio da cidade de Energodar pelas forças armadas ucranianas causou um incêndio no sistema de refrigeração”, afirmou Yevgeny Balitsky no Telegram. A usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa, está ocupada pelas tropas de Moscou desde o início da ofensiva militar russa na Ucrânia, há dois anos e meio.
No X (antigo Twitter), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky informou que, apesar do incêndio, os “níveis de radiação estão dentro da norma”. O presidente ucraniano também condenou o fato de a usina estar sob controle russo.
“Enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal. Desde o primeiro dia de sua apreensão, a Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo. A Rússia deve ser responsabilizada por isso”, escreveu.
Zelensky afirmou que enquanto a usina estiver sob o controle russo, não é possível garantir a segurança do local. “Somente o controle ucraniano pode garantir um retorno à normalidade e à segurança completa”, disse.
* Com informações de AFP
** Matéria em atualização