Ouvindo...

Times

Eleições legislativas na França: pesquisa aponta extrema-direita na liderança e partido de Macron em terceiro

O primeiro e segundo turno das eleições francesas estão programados para acontecer em 30 de junho e em 7 de julho

Uma pesquisa de intenção de votos para as eleições legislativas da França aponta que o partido União Nacional está na liderança da disputa. A pesquisa, da empresa Elabe, foi encomendada pela emissora de TV “BFMTV” e pelo jornal “La Tribune Dimanche”.

O partido de extrema-direita francês União Nacional (RN, na sigla em francês), liderado por Marine Le Pen, tem 36% nas intenções de voto para as eleições legislativas, que acontecem na próxima semana.

Em seguida, vem o partido de esquerda, Nova Frente Popular, que tem 27% das intenções. O partido do presidente Emmanuel Macron, que convocou as eleições legislativas, vem em terceiro, com 20% das expectativas de voto.

A pesquisa coletou votos de maneira virtual, entre 9 e 21 de junho, com uma amostra de 2.002 franceses. Segundo o levantamento, estas eleições terão a maior taxa de participação desde 2002, com cerca de 62% dos aptos a votarem comparecendo às urnas.

Leia também

Convocação

As eleições legislativas foram antecipadas pelo presidente Emmanuel Macron, que dissolveu a Assembleia Nacional no último dia 9 de junho após o resultado das eleições para o parlamento europeu. Com a vitória do partido de extrema-direita, que direcionou a campanha quase como um plebiscito sobre o governo de Macron, o presidente convocou novas eleições para o parlamento, o que deve culminar também na troca do Primeiro-Ministro francês e determinar como serão os próximos anos de governo.

Desde então, a França tem visto protestos contra a extrema-direita e mobilização pelo voto. O primeiro e segundo turno das eleições francesas estão programados para acontecer em 30 de junho e em 7 de julho.

*Com informações da Agência Estado


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais