Ouvindo...

Times

Beber vinho e comer chocolate pode manter astronautas saudáveis no espaço, diz estudo

Segundo os pesquisadores, as substâncias químicas presentes nos dois alimentos podem ajudar os astronautas a lidar com o estresse causado pelas viagens especiais

Tomar vinho e comer chocolate pode ser uma alternativa para que astronautas se mantenham saudáveis no espaço, indicou um estudo da Cornell Univerity, em conjunto com o Buck Institute, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, as substâncias químicas presentes nos dois alimentos podem ajudar os astronautas a lidar com o estresse causado pelas viagens especiais. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os compostos em questão são os flavonóis, que trazem vários benefícios ao organismo. No espaço, eles mantém o sistema imunológico funcionando adequadamente. Não é à toa que o primeiro homem a visitar o espaço, Yuri Gagarin, levou calda de chocolate para a viagem, em 1961.

Leia também

A nova descoberta auxiliará os cientistas a investigar o impacto das viagens ao espaço a longo prazo. Passar meses em órbita pode causar diversos problemas ao corpo humano, principalmente devido à intensa radiação cósmica e à microgravidade que alteram a funcionalidade do corpo.

Durante o estudo, os cientistas notaram que a quercetina, um antioxidante comum e um tipo de flavonol, consegue reverter 70% das alterações genéticas responsáveis pelos problemas imunológicos no espaço. Flavonóis como esse são encontrados em alimentos coloridos, incluindo cebola, couve e frutas vermelhas, por exemplo. E eles também estão presentes no vinho e no chocolate amargo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais