Ouvindo...

Times

Primeiro-ministro do Reino Unido convoca eleições legislativas

Processo eleitoral foi marcado para o dia 4 de julho e tem oposição trabalhista como favorita

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou eleições legislativas no país nesta quarta-feira (22). O processo eleitoral foi marcado para o dia 4 de julho, e tem como favorita a oposição trabalhista.

“Hoje falei com sua majestade, o rei, para pedir a dissolução do Parlamento. O rei aceitou este pedido e celebraremos eleições gerais em 4 de julho”, afirmou Sunak.

Veículos britânicos, como Sky News e The Guardian já haviam antecipado que o premiê iria convocar as eleições no fim da tarde após se reunir com o conselho de ministros. Com a vantagem da oposição, o político tem feito apelos para converter o eleitorado.

Leia também

“Durante as próximas semanas, lutarei por cada voto. Vou ganhar a sua confiança. E vou mostrar-lhe que apenas um governo conservador liderado por mim, que não coloque em risco a nossa estabilidade econômica conquistada com tanto esforço, pode restaurar o orgulho e a confiança em nosso país ", disse Sunak em seu discurso.

O favorito ao cargo é Keir Starmer, pertencente a oposição trabalhista. Ele tem uma vantagem de vinte pontos, de acordo como algumas pesquisas. Os conservadores estão no poder há 14 anos.

Antecipação das eleições

As eleições parlamentares deveriam ocorrer no fim de janeiro de 2025, mas como as pesquisas demonstraram rejeição aos conservadores, o chefe de governo foi pressionado a convocar os eleitores. Os recentes bons resultados no nível econômico, controle da inflação e a implementação expulsão de migrantes irregulares para Ruanda foram fatores que influenciaram na decisão de Sunak.

“Espero que o meu trabalho desde que assumi o cargo de primeiro-ministro demonstre que temos um plano e estamos preparados para tomar as medidas ousadas necessárias para que nosso país prospere”, afirmou ele, acrescentando que “os trabalhistas não têm planos” e, como resultado “o futuro só pode ser incerto para eles”.

*Com informações da AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais