Ouvindo...

Times

Miíase oral: médicos retiram mais de 100 larvas alojadas na boca de uma mulher, no Peru; entenda

Segundo médicos, o caso acontece quando há tecidos necróticos, ou seja, tecidos mortos ou que não tem boa higiene

Um caso inusitado foi relatado pelo Hospital Sabogal de EsSalud, no Peru, onde uma paciente de 40 anos, foi diagnosticada com uma infestação de larvas encontrada na boca da mulher. Ela chegou ao pronto-socorro relatando um desconforto na cavidade oral, sem nem imaginar que mais de 100 vermes estariam em sua boca. O caso aconteceu no dia 14 de maio.

O cirurgião bucomaxilofacial do serviço odontológico do Hospital Sabogal, Dr. Renzo Paredes, relatou que o paciente apresentava miíase oral, uma doença causada por larvas que se alojam em tecidos mortos em qualquer parte do corpo.

Da mesma forma, acrescentou que os sinais de desconforto ocorreram após o paciente ter realizado tratamento odontológico em outro centro de saúde.

Segundo o médico, a paciente precisou ser estabilizada e submetida a um tratamento de limpeza cirúrgica que consiste na remoção das larvas, limpeza do tecido necrótico e o fechamento das feridas.

“No total, foram removidas 150 larvas que estavam na cavidade bucal devido a uma miíase que geralmente ocorre em outras partes do corpo. Isso acontece quando há tecidos necróticos; ou seja, tecidos mortos que ocorrem em pessoas com mobilidade reduzida, com histórico psicomotor ou psiquiátrico e que não mantêm uma boa higiene” explicou.

O que é a miíase oral?

A miíase oral é um tipo de infecção causada por larvas de moscas, associada a lesões prévias e falta de higiene oral adequada, podendo ocorrer com maior frequência em pacientes geriátricos ou com alta dependência psicomotora que propiciam a infestação. Sua distribuição geográfica é variável, mas está associada a climas quentes e úmidos.

Alguns casos de miíase oral são secundários a condições médicas e anatômicas específicas, como: alcoolismo, paralisia cerebral, doença periodontal, sepse oral e incompetência labial, entre outras.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais