Ouvindo...

Times

Com morte de Ebrahim Raisi veja quem assume o governo do Irã

Presidente iraniano morreu em queda de helicóptero nesse domingo (19); constituição determina que novas eleições sejam convocadas em até 50 dias

Com a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos numa queda do helicóptero nesse domingo (19), o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto público.

Agora, o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo. No helicóptero, estavam o ministro das Relações Exteriores do Irã, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem e outras autoridades. A decisão foi tomada poucas horas depois em que o socorro iraniano conseguiu recuperar os restos mortais do presidente Raisi e dos outros oito passageiros.

Em uma mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais do Irã, Khamenei expressou as suas condolências pelas mortes e confirmou que o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, é agora o chefe do poder executivo.

“Ele - Mokhber - é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente no prazo máximo de cinquenta dias”.

Vale lembrar, que a troca só acontece com a aprovação do líder supremo Ali Khamenei, que é quem tem a palavra final em todos os assuntos de Estado, já que foi nomeado ministro interino dos Negócios Estrangeiros.

O falecido Ebrahim Raisi foi eleito presidente em 2021 e tinha mandato até 2025.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais