Ouvindo...

Times

Saiba quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã que estava em helicóptero que sofreu acidente

Jurista ultraconservador, Raisi assumiu o poder no país em 2021 e esteve à frente de ataques inéditos a Israel

Presidente do Irã desde agosto de 2021, Ebrahim Raisi tem 63 anos de idade e está entre os tripulantes de um helicóptero que sofreu um acidente no extremo norte do país, na altura da fronteira com o Azerbaijão.

Antes de assumir a presidência, Raisi disputou as eleições em 2017, mas acabou derrotado no pleito que teve como vencedor Hassan Rouhani — que alcançou 57% dos votos.

Identificado como ultraconservador, Raisi é um jurista e ocupou cargos importantes no país, como Chefe de Justiça entre 2019 e 2021 e Procurador-geral, de 2014 a 2016. Sua trajetória no Judiciário rendeu uma série de críticas e até acusações de abusos de direitos humanos.

Em 1988, Ebrahim Raisi teria sido um dos responsáveis por viabilizar uma execução em massa de críticos ao regime iraniano, que assumiu o poder no país na década de 1970 por meio da Revolução Iraniana. Naquela ocasião, mais de 3 mil pessoas, tidas como críticas do Regime, foram executadas sem o devido processo judicial.

Leia também

Ebrahim Raisi assumiu o poder um ano depois de uma das maiores baixas do Exército do Irã. Em janeiro de 2020, o general Qasem Soleimani, que integrava a Guarda Revolucionária Iraniana e era chefe da Força Quds, esquadrão de elite responsável por ações militares e operações clandestinas, foi assassinado em um ataque coordenado pelos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque.

O ataque elevou as tensões entre o Irã e países ocidentais e o país chegou a fazer uma retaliação ao país norte-americano, ao atacar a Base Aérea de al-Asad com mísseis, Na época, o governo iraniano também fez ameaças a Israel, o que foi cumprido, em parte, durante o mandato de Ebrahim Raisi neste ano.

Em 1º de abril de 2024, após o governo israelense bombardear a embaixada do Irã na Síria, matando sete membros da Guarda Revolucionária, o Irã retaliou com uma série de ataques de drones, que foram quase que totalmente anulados pelas forças de defesa de Israel com a cooperação de outros países, como os Estados Unidos e a Jordânia.

Acidente com helicóptero

Um helicóptero que transportava o presidente do Irã Ebrahim Raisi ao norte do país sofreu um acidente, confirmado pela TV estatal iraniana. Além dele, o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir-Abdollahian estava entre os passageiros.

Raisi viajou neste domingo (19) para o Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem na fronteira entre os dois países, em cerimônia ao lado do presidente azeri Ilham Aliev.

A TV estatal iraniana divulgou que as buscas pelo helicóptero onde estava Ebrahim Raisi encontravam dificuldades devido às más condições de tempo na região, com forte ocorrência de neblina no local.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais