Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Suspeito de balear primeiro-ministro da Eslováquia é acusado de tentativa de homicídio

Autoridade sofreu uma tentativa de assassinato, como classificado pelo governo da Eslováquia

A polícia da Eslováquia acusou de tentativa de homicídio o suspeito de atirar contra o primeiro-ministro, Robert Fico, nessa quarta-feira (15). A acusação foi anunciada pelo ministro do interior, Sutaj Estok, nesta quinta-feira (16).

“A polícia eslovaca está trabalhando com uma única versão do ataque e o suspeito é acusado de tentativa de homicídio com premeditação”, declarou Estok à imprensa, acrescentando que o atentado teve “motivações políticas”.

Leia também

O que aconteceu?

Nessa quarta-feira (15), o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado após reunião de gabinete na localidade de Handlova. Ele foi rapidamente hospitalizado, de acordo com a imprensa local.

Em nota, o governo indicou que Fico corria risco de vida. O governo também qualificou o ataque como “tentativa de assassinato”.

Quem é Robert Fico?

Mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023, Robert Fico construiu a campanha apoiando Putin, contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia.

O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social, que diz ser imposto a partir de Bruxelas.

* Com informações da AFP
** Com supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais