Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Israel x Irã: instalações nucleares iranianas não sofreram danos após ataque, diz agência

Três explosões foram detectadas nas proximidades de uma base militar em Qahjavarestan, situada entre Isfahan e o aeroporto local, no coração do país, de acordo com a agência oficial Fars

As agências nucleares iranianas permaneceram intactas, segundo declaração da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira. Isso ocorreu após relatos de um ataque israelense contra o Irã, possivelmente em retaliação à incursão no território israelense na semana anterior, conforme informado por autoridades dos Estados Unidos.

A entidade sediada em Viena exortou à “prudência” e reafirmou que “instalações nucleares não devem ser alvo de conflitos armados”, em uma postagem na plataforma de mídia social X.

Três explosões foram detectadas nas proximidades de uma base militar em Qahjavarestan, situada entre Isfahan e o aeroporto local, no coração do país, de acordo com a agência oficial Fars.

Autoridades iranianas afirmaram ter abatido drones e comunicaram que, até o momento, não ocorreu um ataque com mísseis.

A agência de notícias Tasnim garantiu que as instalações nucleares na região de Isfahan estão “totalmente protegidas”.

Um oficial militar de alto nível do governo iraniano declarou na quinta-feira que, diante de um ataque às instalações nucleares, o Irã retaliaria com o lançamento de “mísseis de grande potência” contra alvos nucleares israelenses.

Israel acusa o Irã, que nega as acusações, de buscar a construção de uma arma nuclear e argumenta que está fazendo o necessário para frustrar essa tentativa.

Embora nunca tenha confirmado nem negado a posse de armas nucleares, Israel é reconhecido como uma nação nuclear.

As infraestruturas nucleares iranianas estão situadas no centro do país, em Isfahan, Natanz e Fordo, além da cidade costeira de Bushehr, onde se encontra a única usina nuclear.

Rafael Grossi, diretor da AIEA, informou na segunda-feira que o Irã havia fechado suas instalações nucleares “por razões de segurança” no dia do ataque a Israel.

*Com informações de AFP

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais