Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Após ataques, Irã pede que Ocidente valorize sua ‘moderação’ com Israel

No sábado à noite, o Irã lançou seu primeiro ataque direto contra Israel, usando 300 drones e mísseis, em retaliação ao bombardeio de seu consulado em Damasco em 1º de abril, atribuído a Israel por Teerã

Os países do Ocidente deveriam “valorizar a contenção do Irã" em relação a Israel, declarou o porta-voz diplomático nesta segunda-feira após o ataque iraniano ao território israelense no último final de semana em resposta ao ataque ao seu consulado em Damasco.

“Em vez de apontar o dedo para o Irã, os países ocidentais deveriam refletir sobre suas próprias ações e prestar contas à opinião pública pelas medidas tomadas em resposta aos [...] atos de guerra perpetrados por Israel” em sua confrontação na Faixa de Gaza com o grupo islamista palestino Hamas, aliado do Irã, disse Nasser Kanani.

O porta-voz pedir que os países ocidentais a “reconheçam a contenção demonstrada pelo Irã nos últimos meses”.

No sábado à noite, o Irã lançou seu primeiro ataque direto contra Israel, usando 300 drones e mísseis, em retaliação ao bombardeio de seu consulado em Damasco em 1º de abril, atribuído a Israel por Teerã.

Israel declarou que o ataque de sábado foi “repelido” por “uma aliança defensiva de parceiros internacionais”, liderada pelos Estados Unidos. O Irã afirmou ter alcançado “todos os seus objetivos” com o ataque.

O governo iraniano informou ter notificado os Estados Unidos e dado um aviso prévio de 72 horas aos países vizinhos antes do que descreveu como um ataque “restrito” a Israel.

Kanani argumentou que a ação iraniana visava “estabelecer um fator de dissuasão para evitar a repetição das ações do regime sionista e proteger os interesses iranianos”.

O ataque provocou preocupação global e apelos por moderação para prevenir uma escalada com resultados incalculáveis, em uma área que já vive uma guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza há mais de seis meses.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, advertiu que qualquer resposta “imprudente” de Israel ao ataque de sábado resultaria em uma reação militar “firme e ainda mais intensa”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais