Nova York começa a testar sistema para detectar armas em estações do metrô

Prefeito Eric Adams anunciou medida após tiroteios em estações neste ano

Metrô de Nova York tem 26 linhas

O metrô de Nova York, nos Estados Unidos, vai testar uma tecnologia de detector de armas na entrada das estações do metrô. O anúncio foi feito pelo prefeito Eric Adams, na quinta-feira (28), após uma série de crimes com armas de fogo em estações. O metrô da cidade tem 26 linhas e é um dos mais movimentados do mundo.

Em março, por exemplo, uma discussão terminou com um homem atirando na própria cabeça com uma arma. Em 2024, também houve brigas seguidas de tiroteios nas regiões do Bronx e do Brooklyn. Foram pelo menos seis feridos.

Polícia encontra perna humana nos trilhos do metrô de Nova York

Homem morre ao ser empurrado em trilho de metrô nos EUA; usuários relatam pouca segurança

Após um período de aviso de 90 dias pela lei municipal para novas tecnologias de vigilância, o Departamento de Polícia de Nova York começará a testar scanners portáteis em várias estações. Adams não disse em quais estações o sistema será testado.

“O anúncio é o próximo passo de nossos esforços em andamento para manter armas perigosas fora do nosso sistema de transportes e fornecer melhores serviços de saúde mental para cidadãos de Nova York”, afirmou Adams - que costumava patrulhar o metrô quando era policial - em um evento na estação de Fulton Street, em Manhattan.

Leia também

A Legal Aid Society, que defende os direitos de novaiorquinos que não podem pagar advogados, disse que o plano é equivocado e uma invasão dos direitos dos cidadãos da cidade, afirmou a CNN.

“Simplificando, sistemas de detecção de armas são falhos e frequentemente provocam alarmes falsos, o que induz ao pânico e cria situações que podem resultar na perda de vidas”, disse Jerome Greco, advogado da Unidade Forense Digital da Legal Aid, em um comunicado. “Nova York não deveria servir como palco de testes para empresas de vigilância”, acrescentou.

Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...