Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Cientistas pedem mais emojis de animais e natureza para ajudar a biodiversidade; entenda estudo

Estudo reforça a falta de ícones que representem os tardígrados, fungos e plantas

Imagem mostra emojis de animais e da natureza

Mais emojis de animais e natureza podem ajudar a biodiversidade, diz estudo

Reprodução

Um estudo de cientistas italianos pede a criação de mais emojis de animais e natureza para ajudar preservação da biodiversidade. Os pesquisadores analisaram os ícones na Emojipedia, a biblioteca global de emojis.

Pesquisando salamandras, Francesco Ficetola, ecologista e professor de ciência e política ambiental na Universidade de Milão, percebeu que os emojis poderiam ajudar a impulsionar esforços de preservação desses anfíbios.

Francesco se uni à Stefano Mammola, especialista em fungos aquáticos e pesquisador em ecologia e biologia subterrânea, que também ‘lamentava’ a falta de emojis para esse os organismos microscópicos.

Leia Também

A pesquisa publicada na revista Science, em dezembro de 2023, destacou o que chamaram de ‘viés à biodiversidade’. O estudo descobriu que os animais estão melhor representados na Emojipedia, em comparação às plantas, fungos e organismos.

A dupla de pesquisadores descobriu que os atuais emojis representam 112 organismos distintos, incluindo 92 animais, 16 plantas e um ‘fungo semelhante a um cogumelo venenoso’. Mas poucos emojis representam animais marinhos, ‘embora 70% do planeta sejam oceanos’, apontou Ficetola,

O estudo mostrou que animais e vertebrados estão mais representados que as plantas, fungos microrganismos e artrópodes.

Estrelas do mar, ursos d'água - conhecidos como tardígrados - e platelmintos foram ignorados pela biblioteca de ícones.

Um ponto positivo que os cientistas analisaram foi que o número de emojis de animais e da natureza mais do que duplicou nos últimos oito anos, com um total anual de 214 na Emojipedia.

Por que criação de emojis pode ajudar a preservação das espécies?

‘A criação de um conjunto de emojis inclusivo é essencial para garantir uma representação justa da biodiversidade na comunicação digital e mostrar a sua importância para o funcionamento da biosfera’, diz estudo.

Os cientistas apontaram que os emojis podem parecer uma ‘forma banal de comunicação’ mas a simplicidade é importante para documentar a biodiversidade e os esforços de preservação.

‘Os emojis permitem expressões diretas de ideias e emoções na comunicação digital, contribuindo também para discussões sobre conservação da biodiversidade’, afirmou Ficetola e Mammola.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leia mais