Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Homicídios no Haiti aumentam 119,4% em 2023, aponta relatório da ONU

A insegurança no país caribenho tem forçado milhares de pessoas a deixarem suas casas

Vista da capital do Haiti, Porto Príncipe

Vista da capital do Haiti, Porto Príncipe

Google Maps | Reprodução

Relatório da ONU, divulgado nesta terça-feira (23), concluiu que o número de homicídios no Haiti aumentou 119,4% em 2023, com a morte de quase 5 mil vítimas. O número de sequestros também aumentou em 83%.

Em 2023, foram notificadas 4.789 vítimas, incluindo 465 mulheres, 93 meninos e 48 meninas, o que equivale a uma proporção de 40,9 homicídios a cada 100.000 habitantes, ante os 2.183 registados em 2022 (18,1 homicídios por 100.000 habitantes), indica o relatório, que destaca que o número de sequestros subiu para 2.490, o que representa um aumento de 83% em relação a 2022.

Leia Também

‘É vital intensificar os esforços para que o Haiti seja um lugar seguro e estável, tenha bases sólidas para o desenvolvimento sustentável e seja um país onde os direitos humanos de todas as pessoas sejam protegidos’, afirma o secretário-geral da ONU, António Guterres, no relatório.

A insegurança no país caribenho, especialmente em sua capital Porto Príncipe, onde facções criminosas disputam o controle de bairros, tem forçado ‘centenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas’, de acordo com o relatório.

Apenas entre 1º de outubro e 31 de dezembro, as autoridades registraram 1.432 homicídios, em comparação com as 673 vítimas registradas no mesmo período do ano anterior, enquanto o número de vítimas de sequestro foi de 698, em comparação com os 391 sequestros registrados no mesmo período de 2022.

Diante dessa situação, Guterres ‘insta urgentemente a comunidade internacional a aumentar seu apoio às respostas humanitárias e de desenvolvimento no Haiti’, especialmente para ‘proteger as pessoas mais vulneráveis, sem deixar de investir para resolver as causas profundas da instabilidade’.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais