A Supernal, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) do Hyundai Motor Group, anunciou seu primeiro conceito de ‘carro voador’. O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) foi divulgado na CES 2024, principal evento de tecnologia do mundo.
O veículo S-A2 com capacidade para quatro passageiros marca o início de viagens aéreas diárias de passageiros pela Hyundai. A marca se prepara para entrar no mercado em 2028.
O conceito baseia-se no S-A1, que estreou na CES 2020, reunindo a engenharia aeroespacial inovadora e o design estético automotivo do Hyundai Motor Group para criar um novo meio de transporte para levar as pessoas em áreas urbanas do ponto A para o ponto B mais rápido.
‘Desde o início, Supernal tem a missão de criar o produto certo e o mercado certo no momento certo’, disse Jaiwon Shin, presidente do Hyundai Motor Group e CEO da Supernal. ‘A inauguração do S-A2 demonstra nosso compromisso inabalável em cumprir essa missão com um design de veículo seguro e eficiente que forneça um caminho claro para a entrada no mercado’.
O S-A2 é uma aeronave de cauda em V projetada para navegar a 190 km/h a uma altitude de 1.500 pés para atender às necessidades típicas de operação urbana de viagens de 25 a 40 milhas, inicialmente. Possui uma arquitetura de propulsão elétrica distribuída e oito rotores totalmente inclináveis.
À medida que a Supernal continua a otimizar o seu veículo para certificação, produção em massa e casos de utilização expandidos, a empresa também se concentra na modularidade interior e na capacidade de atualização da bateria. Isto inclui a capacidade de substituir o módulo da bateria à medida que a tecnologia avança.
O S-A2 está em exibição na exposição Supernal Vertiport na CES 2024, localizada no estacionamento Diamond próximo ao West Hall do Las Vegas Convention Center.