A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza uma ação para cadastramento de doadores de medula óssea, nesta terça-feira (24). A ação faz parte do Junho Vermelho, que celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A iniciativa é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, a Fundação Hemominas e a Faculdade de Enfermagem, com objetivo de conseguir até 100 cadastros. “Levar informação ao espaço do aprendizado ajuda a levar mais pessoas para o cadastro”, destacou Rosani Martins, do setor de captação de doadores.
A ação será das 9h às 14h no Restaurante Universitário (RU) do campus. Para participar, basta ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e apresentar um documento de identidade original com foto.
Durante o evento, o interessado será informado sobre o procedimento e, estando de acordo e não tendo qualquer impedimento, será feito o cadastro e a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. O RU destina uma sala específica para a ação.
O transplante de medula óssea é um procedimento importante para tratar doenças graves do sangue e do sistema imunológico, como leucemias, linfomas, aplasia de medula, síndromes de imunodeficiência e mielomas múltiplos. Ele substitui a medula óssea doente ou deficitária por uma saudável, sendo necessário no tratamento de cerca de 80 doenças. “Nossa chance de ser compatível varia de 1 para 100 mil. A lógica é: quanto maior o número de candidatos a doador, maior a possibilidade de encontrar alguém compatível”.
Ouça a conversa com Rosani Martins no Itatiaia Entrevista
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira