Tempo: Inmet divulga alerta de tempestade para Zona da Mata e Vertentes

Aviso indica perigo potencial. Orientação é chamar Bombeiros e Defesa Civil em caso de emergência

Juiz de Fora e região estão sob a área do alerta laranja de perigo de tempestade emitido nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso engloba cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes e segue até às 10h desta quarta-feira (3).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h, e queda de granizo. Existe também risco de alagamentos, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil no 199 e o Corpo de Bombeiros, no 193.

Ocorrências na chuva de segunda (2)

Na tarde de segunda (1º), a Defesa Civil divulgou alerta de chuva forte em Juiz de Fora. A pancada foi registrada à noite. Foram registrados 42,98mm de chuva no pluviômetro instalado no bairro Igrejinha acumulado em 24h; no Distrito Industrial foi contabilizado 26,42mm; no bairro Nova Era foi registrado o volume de 25,10mm; já o pluviômetro do bairro Grama registrou 24,82mm.

Em decorrência da chuva das últimas 24h, a Defesa Civil registrou uma ocorrência, destelhamento parcial no bairro Marumbi, região leste da cidade, onde foram registradas as rajadas de vento mais expressivas, 73,4 km/h.

Já os Bombeiros atuaram em apoio ao Plano de Contingência Municipal da Defesa Civil para executar um corte de galhos que caíram na Avenida Juiz de Fora, próximo a entrada do bairro Nova Gramado. Trecho liberado.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...