A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora (PJF) realiza, neste sábado (29), das 8h às 12h, o Dia D de mobilização contra a dengue, com diversas ações em todas as regiões da cidade. As equipes vão atuar em escolas, unidades de saúde, feiras livres, praças, comércios locais e pontos de grande circulação.
A programação reúne panfletagens, blitz educativas, busca ativa, vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações intersetoriais e atividades de orientação à população sobre prevenção, eliminação de focos e cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O combate à dengue por meio de drone, que ocorrerá na região da Cidade Alta.
A ação terá demonstrações com agentes e técnicos, orientação sobre recipientes que acumulam água, visitas a áreas com maior número de notificações e intervenções educativas. Além disso, haverá mobilizações específicas em locais estratégicos, como rotatórias, sinais de trânsito, parques, estabelecimentos comerciais e espaços comunitários, reforçando a importância da participação coletiva no enfrentamento às arboviroses.
Ouça a matéria
Programação do Dia D
Confira o cronograma de atividades:
Região Norte
Santa Cruz, São Damião, Alto São Judas, Vila Mello Reis: Panfletagens nas escolas do bairro Santa Cruz e atendimentos nos locais onde o Drone realizou o mapeamento; orientações aos moradores, cobertura de caixas d’água, manejo de piscinas e eliminação de focos.
Benfica: Panfletagem na Feira Livre, na praça e nos comércios locais. Busca ativa de locais mapeados pelo drone.
Barbosa Lage, Monte Castelo: Blitz educativa com faixas na Avenida JK; panfletagem no comércio e escolas; atividades no colégio Eunice Alves; panfletagem e Educação em Saúde no centro e na UBS Monte Castelo; diálogo com lideranças comunitárias.
Milho Branco, Fontesville, Jardim Natal, Encosta do Sol: Panfletagem no Milho Branco; blitz educativa no trevo do bairro; panfletagem em áreas de grande circulação.
Região Nordeste
Santa Terezinha: Panfletagem nos supermercados, colagem de cartazes nas comércios e blitz educativa nos semáforos.
Bandeirantes: Panfletagem e colagem de cartazes.
Vivendas da Serra e Parque Guarani: Panfletagem e colagem de cartazes nos dois bairros; panfletagem na Feira Livre do Vivendas.
Região Leste
Vitorino Braga, Bom Jardim, Linhares: Blitz educativa nos semáforos; colagem de cartazes e panfletagem em praças.
Linhares, Bom Jardim: Ações de Educação em Saúde nas UBSs e escolas.
Região Sudeste
Santo Antônio: Panfletagem, colagem de cartazes e blitz educativa no trânsito.
Jardim Esperança: Panfletagem, colagem de cartazes no comércio e ação social na feira.
Retiro: Panfletagem e colagem de cartazes.
Região Sul
Santa Luzia: Panfletagem na Feira Livre; colagem de cartazes e blitz no sinal da Rua Chácara.
Santa Luzia, Vale Verde: Panfletagem em frente ao Supermercado Bahamas (Santa Luzia); blitz no sinal da Rua Ibitiguaia; panfletagem em frente à UBS Vale Verde.
Teixeiras e Salvaterra: Panfletagem no Parque da Lajinha e em frente ao condomínio Estrela Alta.
Região Oeste
São Pedro e UFJF: Blitz no sinal próximo à UBS São Pedro; mobilização e panfletagem na feira e rotatória da UFJF; ações de prevenção e orientação na Praça Cívica.
Vôo do drone de combate à dengue nos bairros: Caiçaras, Caiçaras II, Parque São Pedro, Nova Germânia e Alto dos Pinheiros, além do condomínio Neo Residencial.
Região Centro
Parque Halfeld, Calçadão da Rua São João: Panfletagem ao longo da região central.
Região Sudeste/Oeste — Ações complementares
Panfletagem no Parque da Lagoa, em frente ao Condomínio Estrela Alta (Teixeiras e Teixeiras II).
Atividades no Museu Mariano Procópio; panfletagem nos bairros Democrata, Vale do Ipê e Santa Cecília; ações nos quarteirões com maior número de notificações.
Ações de suporte gerais
Atuação do PE e UBV em pontos específicos; demonstração do ciclo do mosquito e abordagem com lupa; registro de denúncias in loco; ações intersetoriais; parceria com Demlurb para coleta seletiva e ações educativas
Recomendações, conforme a PJF
- Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
- Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
- Descarte o seu lixo corretamente;
- Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Denuncie focos
A população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito. A plataforma roda em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.
Outro meio para auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos é o WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira