Secretaria de Saúde realiza Dia D de mobilização contra a dengue em Juiz de Fora

Programação terá ações neste sábado (29). Confira a programação.

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora (PJF) realiza, neste sábado (29), das 8h às 12h, o Dia D de mobilização contra a dengue, com diversas ações em todas as regiões da cidade. As equipes vão atuar em escolas, unidades de saúde, feiras livres, praças, comércios locais e pontos de grande circulação.

A programação reúne panfletagens, blitz educativas, busca ativa, vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações intersetoriais e atividades de orientação à população sobre prevenção, eliminação de focos e cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O combate à dengue por meio de drone, que ocorrerá na região da Cidade Alta.

A ação terá demonstrações com agentes e técnicos, orientação sobre recipientes que acumulam água, visitas a áreas com maior número de notificações e intervenções educativas. Além disso, haverá mobilizações específicas em locais estratégicos, como rotatórias, sinais de trânsito, parques, estabelecimentos comerciais e espaços comunitários, reforçando a importância da participação coletiva no enfrentamento às arboviroses.

Ouça a matéria

Programação do Dia D

Confira o cronograma de atividades:

Região Norte

Santa Cruz, São Damião, Alto São Judas, Vila Mello Reis: Panfletagens nas escolas do bairro Santa Cruz e atendimentos nos locais onde o Drone realizou o mapeamento; orientações aos moradores, cobertura de caixas d’água, manejo de piscinas e eliminação de focos.

Benfica: Panfletagem na Feira Livre, na praça e nos comércios locais. Busca ativa de locais mapeados pelo drone.

Barbosa Lage, Monte Castelo: Blitz educativa com faixas na Avenida JK; panfletagem no comércio e escolas; atividades no colégio Eunice Alves; panfletagem e Educação em Saúde no centro e na UBS Monte Castelo; diálogo com lideranças comunitárias.

Milho Branco, Fontesville, Jardim Natal, Encosta do Sol: Panfletagem no Milho Branco; blitz educativa no trevo do bairro; panfletagem em áreas de grande circulação.

Região Nordeste

Santa Terezinha: Panfletagem nos supermercados, colagem de cartazes nas comércios e blitz educativa nos semáforos.

Bandeirantes: Panfletagem e colagem de cartazes.

Vivendas da Serra e Parque Guarani: Panfletagem e colagem de cartazes nos dois bairros; panfletagem na Feira Livre do Vivendas.

Região Leste

Vitorino Braga, Bom Jardim, Linhares: Blitz educativa nos semáforos; colagem de cartazes e panfletagem em praças.

Linhares, Bom Jardim: Ações de Educação em Saúde nas UBSs e escolas.

Região Sudeste

Santo Antônio: Panfletagem, colagem de cartazes e blitz educativa no trânsito.

Jardim Esperança: Panfletagem, colagem de cartazes no comércio e ação social na feira.

Retiro: Panfletagem e colagem de cartazes.

Região Sul

Santa Luzia: Panfletagem na Feira Livre; colagem de cartazes e blitz no sinal da Rua Chácara.

Santa Luzia, Vale Verde: Panfletagem em frente ao Supermercado Bahamas (Santa Luzia); blitz no sinal da Rua Ibitiguaia; panfletagem em frente à UBS Vale Verde.

Teixeiras e Salvaterra: Panfletagem no Parque da Lajinha e em frente ao condomínio Estrela Alta.

Região Oeste

São Pedro e UFJF: Blitz no sinal próximo à UBS São Pedro; mobilização e panfletagem na feira e rotatória da UFJF; ações de prevenção e orientação na Praça Cívica.

Vôo do drone de combate à dengue nos bairros: Caiçaras, Caiçaras II, Parque São Pedro, Nova Germânia e Alto dos Pinheiros, além do condomínio Neo Residencial.

Região Centro

Parque Halfeld, Calçadão da Rua São João: Panfletagem ao longo da região central.

Região Sudeste/Oeste — Ações complementares

Panfletagem no Parque da Lagoa, em frente ao Condomínio Estrela Alta (Teixeiras e Teixeiras II).

Atividades no Museu Mariano Procópio; panfletagem nos bairros Democrata, Vale do Ipê e Santa Cecília; ações nos quarteirões com maior número de notificações.

Ações de suporte gerais

Atuação do PE e UBV em pontos específicos; demonstração do ciclo do mosquito e abordagem com lupa; registro de denúncias in loco; ações intersetoriais; parceria com Demlurb para coleta seletiva e ações educativas

Recomendações, conforme a PJF

  • Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
  • Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
  • Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
  • Descarte o seu lixo corretamente;
  • Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Denuncie focos

A população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito. A plataforma roda em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.

Outro meio para auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos é o WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Drones realizam voos para identificação de focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora
Agentes de endemia de Juiz de Fora devem passar por cinco regiões nesta semana
Drones começam a ser usados no combate ao Aedes aegypti em Juiz de Fora

Ouvindo...