Militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, que abrange cidades como Juiz de Fora, Santos Dumont e São João del-Rei, integram a Operação Conjunta Redentor. A ação fará a segurança da 17ª Cúpula de Líderes do Brics, neste domingo (6) e segunda (7), no Rio de Janeiro.
Em entrevista à Itatiaia, o comandante da 4ª Brigada, General Sérgio Oliveira, comentou sobre a preparação da tropa, com o treinamento adequado para cumprir as funções de segurança de perímetros, patrulhamento ostensivo a pé e motorizado, segurança de deslocamentos e hospedagens, controle de distúrbios e atuação como força de reação rápida.
A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha já participou de operações em eventos de grande porte no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo FIFA (2014), os Jogos Olímpicos Rio 2016 e, mais recentemente, a Operação G20 (2024).
Ouça a matéria de Joubertt Telles
Cúpula do Brics
O Brics é composto por 11 países-membros. Cinco fazem parte desde a fundação, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois se uniram ao bloco Egito, Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e do Irã. Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã são os países-parceiros.
Atualmente, o Brasil está na presidência. O mandato é anual e termina em 31 de dezembro de 2025.
Mais um líder mundial confirma ausência na Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro Brics: Saiba quais líderes vão participar da cúpula no Rio de Janeiro Brics: Lula defende moeda alternativa ao dólar para relações multilaterais no grupo
Militares da Zona da Mata e Vertentes passaram por treinamento para integrar a segurança da cúpula do Brics