Ouvindo...

Militares da Zona da Mata e Vertentes atuam na segurança da Cúpula do Brics

Efetivo passou por treinamento para trabalhar na Operação Conjunta Redentor, durante evento no Rio de Janeiro

Tropa da Zona da Mata e Vertentes vai atuar na segurança da cúpula do Brics no Rio de Janeiro

Militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, que abrange cidades como Juiz de Fora, Santos Dumont e São João del-Rei, integram a Operação Conjunta Redentor. A ação fará a segurança da 17ª Cúpula de Líderes do Brics, neste domingo (6) e segunda (7), no Rio de Janeiro.

Em entrevista à Itatiaia, o comandante da 4ª Brigada, General Sérgio Oliveira, comentou sobre a preparação da tropa, com o treinamento adequado para cumprir as funções de segurança de perímetros, patrulhamento ostensivo a pé e motorizado, segurança de deslocamentos e hospedagens, controle de distúrbios e atuação como força de reação rápida.

A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha já participou de operações em eventos de grande porte no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo FIFA (2014), os Jogos Olímpicos Rio 2016 e, mais recentemente, a Operação G20 (2024).

Ouça a matéria de Joubertt Telles

Cúpula do Brics

O Brics é composto por 11 países-membros. Cinco fazem parte desde a fundação, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois se uniram ao bloco Egito, Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e do Irã. Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã são os países-parceiros.

Atualmente, o Brasil está na presidência. O mandato é anual e termina em 31 de dezembro de 2025.

Militares da Zona da Mata e Vertentes passaram por treinamento para integrar a segurança da cúpula do Brics

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.