Mais de 24 mil famílias em Juiz de Fora terão desconto na energia elétrica

Elas atendem aos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Segundo Cemig, na Zona da Mata, são 93 mil beneficiados.

Conta de luz da Cemig

A partir deste sábado (5), cerca de 330 mil famílias clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e com consumo de até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. O direito é estabelecido pela Medida Provisória nº 1.300/2025 do Governo Federal.

Em Juiz de Fora, serão beneficiados 24.770 mil clientes. O número representa uma parcela dos beneficiários da região da Zona da Mata, que somam 93 mil. Ao todo, em Minas Gerais, cerca de 1,5 milhão de clientes recebem o benefício.

Ouça a matéria de Désia Souza.

Beneficiados de 2024

Durante o último ano, 17% dos clientes residenciais foram beneficiados pelo programa. A gerente de Faturamento e Leitura da Cemig, Juliana Amaral, explica como funciona a tarifa e quem pode participar do programa.

“A Tarifa Social de Energia Elétrica é destinada a consumidores cadastrados em programas sociais do Governo Federal. Desde 2021, a inclusão ocorre automaticamente para as famílias identificadas pela distribuidora de energia, sem necessidade de solicitação. Contudo, as famílias precisam estar com o cadastro em dia para ter direito ao benefício, mas se os dados estiverem desatualizados, o cliente pode perder o benefício. Por isso, é recomendado atenção e acompanhamento constante”, explica Juliana Amaral.

De acordo com a Cemig, o desconto é aplicado somente para parcela do consumo mensal de até 220 kw/h. Acima deste limite, o consumidor paga a tarifa convencional.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...