Juiz de Fora entra para o Top 10 das cidades mais criativas do Brasil no World Creativity Day 2025, conhecido como o Dia Mundial da Criatividade. O reconhecimento veio após a realização das atividades, que foram concentradas entre os dias 21 e 23 de abril no município, envolvendo cerca de 1000 pessoas, 78 palestrantes e 50 voluntários.
O top 10 significa que Juiz de Fora apresentou um bom desempenho no maior festival colaborativo de criatividade do mundo e se destaca como as cidades brasileiras mais bem sucedidas em suas propostas.
Realizado simultaneamente em mais de 100 cidades, a seleção do top 10 se dá no engajamento e impacto causado pelas ações.
Em entrevista ao quadro Itatiaia Entrevista, a líder local do WCD, Amanda Luz, destaca o perfil criativo da cidade. “O título é lindo, mas o propósito é a comunidade mais fortalecida. É isso que eu espero”, destaca.
Ouça a íntegra da entrevista de Amanda Luz concedida à jornalista Désia Souza.
O que é o Top 10 do WCD?
O Top 10 é um reconhecimento internacional concedido às cidades que mais se destacaram durante a realização do WCD. A iniciativa valoriza os territórios que promovem, com criatividade e inovação, o desenvolvimento sustentável, o engajamento da comunidade e o fortalecimento da economia criativa.
Como foi o Dia da Criatividade 2025 em Juiz de Fora
Realizado de 21 a 23 de abril, com mais de 40 atividades gratuitas distribuídas em diferentes espaços da cidade, a edição reuniu artistas, educadores, empreendedores, criadores e Inspiradores que compartilharam experiências sobre cultura, negócios, saúde mental, diversidade e arte.
Sobre o WCD
O World Creativity Day é um movimento global que nasceu no Brasil e tem como missão conscientizar o mundo sobre o papel essencial da criatividade em todas as áreas do desenvolvimento humano. A edição de 2025 teve como tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto” e reuniu artistas, educadores, empreendedores, criadores e Inspiradores que compartilharam experiências sobre cultura, negócios, saúde mental, diversidade e arte.