Ouvindo...

Empresa é multada em mais de R$ 116 mil por extração ilegal em Cataguases

Conforme a PM de Meio Ambiente, o responsável já tinha histórico de autuações pela mesma irregularidade

Uma empresa foi multada em mais de R$ 116 mil por extração ilegal de areia no leito do Rio Pomba, em Cataguases, na Zona da Mata, neste domingo (22). A infração foi constatada pela Polícia Militar de Meio Ambiente durante uma operação de fiscalização ambiental.

A ação foi realizada após uma denúncia anônima, que informou sobre a utilização de uma balsa e óleo diesel em uma área não autorizada, com invasão de propriedade particular. Segundo a PM, a empresa responsável pela atividade já tinha histórico de autuações pelo mesmo tipo de irregularidade.

No local, os policiais constataram que, apesar da atividade estar paralisada no momento da fiscalização, havia fortes indícios de extração recente. Entre as evidências estavam silos de areia cheios e equipamentos posicionados fora da área licenciada.

Também foi verificado que a extração estava sendo realizada aproximadamente 214 metros além da área autorizada, em desacordo com as normas ambientais e de mineração.

O responsável responde por diversos crimes previstos na legislação brasileira, como crime de usurpação de bem da união, crime ambiental por lavra ilegal e crime ambiental por atividade poluidora sem licença.

Diante das evidências, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental, com agravamento devido à reincidência específica. Além disso, a atividade foi suspensa. O caso será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.