Está aberto até 25 de abril o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União, a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada exclusivamente pela Página do Participante, com o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.
O participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. Os dados pessoais devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.
Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é critério total ou parcial de seleção nas Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV). E ainda para vagas nos cursos oferecidos no campi do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG),
Podem solicitar gratuidade, condicionado ao cumprimento dos requisitos:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), em qualquer modalidade de ensino (regular ou educação de jovens e adultos - EJA);
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
O candidato que teve a gratuidade da taxa de inscrição do Enem do ano passado, mas não compareceu a um ou dois dias de provas, na edição de 2024, e ainda quer participar da edição de 2025 gratuitamente terá que justificar a ausência, também pela página do participante no site do Inep.