O Aquabox está com o atendimento suspenso em Juiz de Fora. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta segunda-feira (14). O motivo é que a fiação do local foi furtada. A Guarda Municipal registrou a ocorrência.
O serviço está suspenso até que a instalação elétrica seja refeita. A previsão é de restabelecimento ainda nesta semana.
Inaugurado em 2023, o Aquabox é um equipamento público localizado na Rua Ângelo Falci, 100, Centro, embaixo do viaduto Augusto Franco. Ele oferece o direito à higiene pessoal e à dignidade humana para a população em situação de rua.
Segundo a Prefeitura, o contêiner é equipado com cinco cabines sanitárias, cada uma com chuveiro elétrico e vaso sanitário, uma delas adaptada para pessoa com deficiência. São oferecidos sabonete líquido e toalha de banho, que são devolvidas após o uso e levadas para lavagem.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com capacidade para 100 banhos diários. O serviço é custeado por meio de um convênio assinado entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O projeto foi realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a iniciativa privada e o terceiro setor.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que nesta segunda, terça e quarta (22, 23 e 24) o Aquabox, equipamento público com o objetivo de efetivar o direito à higiene pessoal e à dignidade humana para a população em situação de rua estará fechado para manutenção do piso e das redes elétrica e hidraúlica.
O Aquabox retorna ao funcionamento na quinta-feira, 25, das 9h às 18h. O espaço fica situado embaixo do viaduto Augusto Franco – Rua Ângelo Falci, 100, Centro.