Ouvindo...

IF Sudeste abre vagas para programa ‘Mulheres Mil’ em São João Nepomuceno

Programa voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade terá aulas entre abril e agosto de 2025

A nova unidade do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abriu inscrição para 30 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Mulheres Mil.

As aulas gratuitas serão entre abril e agosto deste ano, na Escola Municipal Dr. Augusto Glória, no Largo da Matriz, em São João Nepomuceno.

O Edital Nº 11/2025 informa que a candidata, que pode ser cisgênero, transgênero ou travestis, deve comparecer presencialmente, de 7h às 11h e de 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São João Nepomuceno,na Rua Expedicionário García Lopes, 230, Centro. O telefone de contato é (32) 3261-8589.

Para concorrer, é exigido o Ensino Fundamental II como escolaridade mínima, o qual deverá ser comprovado por meio do histórico escolar ou auto declaração, conforme modelo proposto no edital.

As vagas serão preenchidas mediante apresentação da documentação exigida, de acordo com o ranqueamento do Cras: faixa etária; situação de trabalho; situação de risco; renda familiar; número de coabitantes; pertencimento a comunidade quilombola, indígena, cigana ou agricultoras e ser arrimo de família.

As candidatas da lista de espera serão convocadas por meio de publicação no site e contato pelo número de telefone cadastrado no momento da inscrição e também por lista afixada no Cras em São João Nepomuceno.

O resultado preliminar será divulgado no portal do IF Sudeste MG e por meio de lista afixada no Cras - São João Nepomuceno, na sexta (11). O prazo para recurso será aberto nos dias 14 e 15 de abril, com resultado previsto para dia 16. No dia 17, será divulgado o resultado final. As aulas começam em 22 de abril.

Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil oferta gratuitamente curso de qualificação profissional para mulheres, que tenham mais de 16 anos e se encontrem em condição de vulnerabilidade social e econômica. O Curso FIC terá carga total de 220h, com aulas expositivas/dialogadas e aulas práticas, presenciais, três dias por semana, conforme o edital. Além de não pagar mensalidade, a estudante receberá auxílio no valor de R$140.

Ao promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade, o Mulheres Mil atua no sentido de garantir o acesso à educação, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais