Ouvindo...

Hemominas lança campanha ‘Doe sangue, Salve Vidas’ para chamar doadores

Ação será realizada até 17 de abril para fortalecer estoques antes dos feriados de Páscoa e Tiradentes

Para reforçar os estoques de sangue durante os feriados prolongados entre 18 e 21 de abril, celebração da Páscoa e de Tiradentes, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora promove a campanha especial para “Doe Sangue, Salve Vidas”

O objetivo é sensibilizar os doadores a comparecerem até 17 de abril. Quem atender ao pedido, irá receber do Hemocentro lembranças alusivas à doação, como forma de agradecimento pelo apoio à causa tão importante. Como a Itatiaia já divulgou, cada doação pode salvar até quatro vidas.

De acordo com o Hemocentro, em feriados como Páscoa, Tiradentes, Natal, Ano Novo e férias, a frequência de doadores costuma diminuir em virtude de viagens ou outros eventos. Ao mesmo tempo, são períodos em que a demanda por sangue pode aumentar devido à ocorrência e aumento de possíveis acidentes.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 28 municípios da região, o que corresponde a 58 hospitais, além da demanda interna de pacientes que recebem sangue sem a necessidade da internação. Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão.

Como e onde doar sangue na região

A sugestão é agendar o atendimento pelo WhatsApp: (31) 4042-7157, pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas, inclusive para organização no caso de caravanas ou grupo de amigos ou empresas.

Na Zona da Mata, há um Hemonúcleo em Ponte Nova. Postos Avançados de Coleta Externa em Leopoldina, Muriaé e Viçosa. Além Paraíba conta com uma unidade de coleta e transfusão.

No Campo das Vertentes, há um Hemonúcleo em São João del-Rei e um Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena. Os endereços podem ser consultados no site da Hemominas.

Critérios para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais