Para reforçar os estoques de sangue durante os feriados prolongados entre 18 e 21 de abril, celebração da Páscoa e de Tiradentes, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora promove a campanha especial para “Doe Sangue, Salve Vidas”
O objetivo é sensibilizar os doadores a comparecerem até 17 de abril. Quem atender ao pedido, irá receber do Hemocentro lembranças alusivas à doação, como forma de agradecimento pelo apoio à causa tão importante. Como a Itatiaia já divulgou,
De acordo com o Hemocentro, em feriados como Páscoa, Tiradentes, Natal, Ano Novo e férias, a frequência de doadores costuma diminuir em virtude de viagens ou outros eventos. Ao mesmo tempo, são períodos em que a demanda por sangue pode aumentar devido à ocorrência e aumento de possíveis acidentes.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 28 municípios da região, o que corresponde a 58 hospitais, além da demanda interna de pacientes que recebem sangue sem a necessidade da internação. Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão.
Como e onde doar sangue na região
A sugestão é agendar o atendimento pelo WhatsApp: (31) 4042-7157, pelo
Na Zona da Mata, há um Hemonúcleo em Ponte Nova. Postos Avançados de Coleta Externa em Leopoldina, Muriaé e Viçosa. Além Paraíba conta com uma unidade de coleta e transfusão.
No Campo das Vertentes, há um Hemonúcleo em São João del-Rei e um Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena. Os endereços podem ser consultados no site da Hemominas.
Critérios para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.