Ouvindo...

‘Gavetas na Memória’ aborda história e patrimônio em Juiz de Fora

A iniciativa aborda a reflexão por meio de uma abordagem baseada na Educação Patrimonial

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou o projeto “Gavetas na Memória”.

A iniciativa, voltada para turmas escolares a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e grupos organizados, busca estimular o diálogo e a reflexão sobre o patrimônio histórico por meio de uma abordagem interativa baseada na Educação Patrimonial. Cada grupo deve ter entre 15 e 40 participantes.

Visitas e inscrições

As visitas são gratuitas e incluem um percurso guiado pelas exposições, acompanhado pelos educadores do espaço. Além da visitação, cada roteiro conta com uma atividade prática.

Para participar, é necessário realizar um agendamento prévio no novo site do Memorial, na aba “Escolas e Grupos”. Após a inscrição, a escola receberá um e-mail de confirmação com as orientações para a visita.

Exposição a partir de gavetas temáticas

O projeto é inspirado na metáfora da memória como um arquivo de gavetas, conceito presente na obra do poeta Murilo Mendes. A proposta convida os participantes a explorar as exposições por meio dessas gavetas temáticas, cada uma oferecendo um roteiro específico de visitação.

Os grupos poderão interagir com objetos, documentos, fotografias e exibições audiovisuais para discutir temas como a trajetória de Itamar Franco, a República Brasileira, a formação histórica de Juiz de Fora e a implementação do Plano Real.

Gavetas disponíveis

  • As quatro gavetas temáticas disponíveis são:
  • A minha memória do presidente – A vida e trajetória política de Itamar Franco:
  • Qual República imaginamos? – Narrativas histórico-culturais da República Brasileira;
  • Essa cidade é minha também – História e patrimônio cultural de Juiz de Fora”;
  • “Quanto vale o dinheiro? – História da moeda na República e o Plano Real”.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Leia mais