Ouvindo...

Envolvidos com facção criminosa carioca são presos em Ubá (MG)

Prisões são decorrentes da Operação ‘Scar’, de combate à criminalidade violenta na Zona da Mata

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Visconde do Rio Branco cumpriu quatro mandados de prisão preventiva em Ubá, na Zona da Mata. Os alvos são suspeitos de possuírem vínculos com integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (“TCP”).

Os mandados de prisão são decorrentes da “Operação Scar”, deflagrada pelo Gaeco e pela Polícia Militar (PMMG) para apurar e reprimir o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos, decorrentes de um conflito entre facções criminosas que estava ocorrendo no município .

Conforme o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a operação já cumpriu 63 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão, 16 prisões temporárias, 13 prisões preventivas e um mandado de indisponibilidade de imóvel, mais precisamente uma casa utilizada pelo grupo para fins ilícitos. Quinze pessoas com vínculos com a facção criminosa carioca já foram denunciados à Justiça e permanecem presos.

Operação Scar

O Ministério Público e a Polícia Militar deflagraram, em outubro no ano passado, uma operação com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos, incluindo homicídios, perpetrados por membros de uma organização criminosa altamente atuante nos bairros Vila Casal, Solar e regiões adjacentes, no município de Ubá, com ramificações e elos com facções criminosas oriundas do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo da operação é cumprir mandados judiciais de busca e apreensão, prisão temporária e indisponibilidade de um imóvel. Além disso, a Justiça determinou a apreensão de todos os veículos e valores, em dinheiro, pertencentes ou utilizados para fins criminosos.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais