A Prefeitura de Juiz de Fora informou que 37,82 toneladas de resíduos foram recolhidas durante 42 mutirões aos sábados nas sete regiões de planejamento do município.
O objetivo era ajudar os moradores a descartar corretamente materiais que poderiam acumular água nas residências e se tornarem criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até terça-feira (25), a cidade registra 3 mortes em investigação, 246 casos confirmados e perto de 695 casos prováveis de dengue. Também constam 34 casos confirmados de chikungunya e 34 outros prováveis da doença. Não houve registro de mortes nem de casos de zika.
Medidas preventivas
As operações de recolhimento foram realizadas pelas equipes do Demlurb, onde atuaram na coleta de materiais inservíveis como pneus, garrafas, pias e outros itens que acumulam água. Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde (SS), junto com os Fiscais de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), atuaram na identificação de focos geradores de vetores, fechamento de caixas d´água, identificação de imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias, edificações insalubres e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.
As operações contaram com equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) na coleta de materiais inservíveis como pneus, garrafas, pias e outros itens que acumulam água. Os Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde e os Fiscais de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) atuaram na identificação de focos geradores de vetores, fechamento de caixas d´água, identificação de imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias, edificações insalubres e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.
Além dos mutirões, as equipes da Secretaria de Saúde também realizam trabalhos diários de visitas domiciliares como parte do tratamento focal, mobilização social, educação em saúde, ações em escolas, feiras e outros equipamentos sociais.
Como denunciar possíveis focos
A população pode formalizar a denúncia anônima de locais de criadouros do mosquito das seguintes formas:
- sistema JF Contra o Aedes;
- WhatsApp (32) 98432-4608;
- e-mail dengue@pjf.mg.gov.br ou
- em qualquer um dos postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga).
Descarte de materiais inservíveis
O Demlurb disponibiliza seis ecopontos para o descarte correto de materiais inservíveis, principalmente os que acumulam água, como pneus, garrafas, madeira, resto de poda, resíduos de construção civil, móveis velhos, eletrodomésticos, materiais recicláveis, entre outros itens. O funcionamento é de 8h às 17h de segunda a sexta-feira e de 8h às 12h aos sábados.
Endereços:
- Rua Francisco Pinheiro, Nova Benfica
- Rua Carlos Tavares Pinto, Retiro
- Rua José Apolônio dos Reis, 100, em frente ao Ginásio Municipal, Aeroporto
- Rua Antônio Weitzel, em frente ao nº 710, Barbosa Lage
- Rua José Meirelles, Parque das Águas