Ouvindo...

‘Leão Solidário’ incentiva doações do IR para idosos em vulnerabilidade

A campanha arrecada valor para políticas públicas de promoção e proteção dessa parcela da população

A campanha “Leão Solidário” de 2025 foi lançada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em Juiz de Fora. As pessoas físicas interessadas poderão destinar parte do Imposto de Renda (IRPF) para o Fundo Municipal de Promoção ao Idoso (Fumpi).

O valor arrecadado será utilizado para políticas públicas de promoção e proteção dessa parcela da população, além de ações de cultura, esporte, lazer e enfrentamento à violência contra pessoas idosas.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar o cidadão e as empresas locais a contribuírem com projetos para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e ações voltadas para o envelhecimento ativo.

Destinação do imposto

A destinação não gera custo adicional ao contribuinte, caso haja montante de valores devidos à União (valores a pagar). O doador também não vai receber nenhum valor a menos, se ele apresentar um montante a ser restituído pela União (valores a receber).

Pessoas físicas que realizaram a declaração do IRPF no modelo completo, e que não efetuaram nenhuma doação no ano anterior, podem optar em destinar o imposto ao Fumpi.

A soma de todas as deduções permitidas pela legislação não poderá ultrapassar o limite de 6% do imposto devido anualmente. O fundo irá emitir recibo das doações e declarar os valores recebidos dos contribuintes.

As doações podem ser feitas para:

  • Razão Social: Fundo Municipal de Promoção ao Idoso de Juiz de Fora (Fumpi/JF)
  • CNPJ: 31.041.422/0001-39
  • Conta corrente: 41.165-5
  • Banco do Brasil - Agência: 2592-5

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Leia mais