Neste sábado (22), a Prefeitura de Juiz de Fora promove mais um mutirão de limpeza para intensificar o trabalho contínuo de combate à dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos ocorrem em bairros das regiões Sul, Sudeste e Central
O objetivo é facilitar o descarte de materiais que possam acumular água nas residências. No dia, caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) percorrem as ruas dos bairros entre 8h e 14h. Os moradores devem deixar na porta das casas materiais que acumulam água, como pneus e garrafas.
Outros itens como móveis inservíveis, restos de construção civil, madeira, e resíduos volumosos devem ser descartados pelos próprios geradores nos Ecopontos, de 8h às 17h de segunda a sexta-feira e de 8h às 12h aos sábados. (Confira os endereços abaixo).
A ação também conta com os trabalhos dos fiscais de posturas, para ações como identificação de focos geradores de vetores, fechamento de caixa d'água, identificação de imóveis abandonados e veículos em abandono nas vias, edificações insalubres e acúmulo de água em elementos da edificação, como lajes e marquises.
Dados de 2025
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até esta sexta-feira (21), Juiz de Fora registra 203 casos confirmados, 603 prováveis de dengue e três mortes em investigação. Além disso, foram 27 casos confirmados e 27 prováveis de chikungunya. Não houve mortes confirmadas, nem registros de zika, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses.
Bairros atendidos pelo mutirão
Região Sudeste
- Vila Ideal
- Alto Vila Ideal
- Vila Ozanan
- Olavo Costa
- Solidariedade
- Santo Antônio
- Alto Santo Antônio
- Furtado de Menezes
Região Sul
- Ipiranga
- Santa Efigênia
- Sagrado Coração de Jesus
- São Geraldo
Região Central
- Santa Cecília
- Dom Bosco
Ecopontos para o descarte de materiais inservíveis
- Rua Francisco Pinheiro, Nova Benfica
- Rua Carlos Tavares Pinto, Retiro
- Rua José Apolônio dos Reis, 100, em frente ao Ginásio Municipal, Aeroporto
- Rua Antônio Weitzel, em frente ao nº 710, Barbosa Lage
- Rua José Meirelles, Parque das Águas
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira