O JF Vôlei manteve a rotina que construiu jogo a jogo na fase classificatória da Superliga B 2024/2025: venceu o Real Brasiliense por 3 sets a 0, parciais de 25 x 14, 25 x 14 e 25 x 23.
A partida marcou o recorde de público no Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, com 1.517 presentes e também a maior sequência invicta da história da equipe em uma competição: 13 vitórias em 13 jogos.
Na próxima fase, o time vai enfrentar o Praia Grande, que terminou em 8º lugar com 19 pontos. Todas as equipes mineiras seguem na briga pelas duas vagas na elite do vôlei masculino: Monte Carmelo, Montes Claros e Araguari. Além disso, continuam no páreo Apade Vôlei (PA), Norde Vôlei (CE), Brasília (DF) e Praia Grande (SP).
Na classificação geral, Maringá e São Sebastião ficaram respectivamente em 9º e em 10º. América-RN, Araucária, Alta Floresta e Real Brasiliense caíram para a disputa da Superliga C na próxima temporada.
‘Posso contar com o meu grupo’, destaca técnico
A campanha invicta, com apenas quatro sets perdidos deu a possibilidade ao técnico André Silva de testar jogadores e outras estratégias na partida contra o lanterna da competição, como ele disse na entrevista pós-jogo à transmissão do JF Vôlei.
“Esse jogo era superimportante para dar essa oportunidade para alguns que vem jogando menos e uns que nem tinham oportunidade de ficar entre os 14 selecionados para a partida. Sei que posso contar com o meu grupo que trabalha todo dia e seguir firme para a próxima jornada”.
Ele lembrou que agora começa outro campeonato e que o time precisa manter o foco nas próximas etapas.
“Sabia que seria equilibrada a reta final, todo mundo com o mesmo objetivo: buscar a Liga A, a elite. Vamos primeiro avaliar, conversar com os atletas. Eles sabem da missão que tem pela frente, vai ser extremamente difícil. Agora é se preparar para o mata-mata, que não pode errar de jeito nenhum”.
Pelo primeiro lugar na fase classificatória, o JF Vôlei sempre vai decidir em casa. E o técnico André Silva falou a importância de ter esse aliado.
“Parabéns a nossa torcida, não nos abandonou em hora nenhuma. Sempre passando essa energia espetacular para os nossos atletas. Nessa fase final, eu acho vai valer o fator casa. Eu já deixo o convite para esse apoio que a gente precisa até o final”
Como ficaram os mata-mata
Quem avançar entre JF Vôlei e Praia Grande, nas semifinais, enfrenta o vencedor da disputa entre Norde Vôlei (4º) e Brasília, o (5º).
Na outra chave, três mineiros contra o único representante do Norte do Brasil na Superliga B. Em um dos play-offs confronto das equipes do Triângulo Mineiro: Monte Carmelo, (2º), contra Araguari (7º). O ganhador terá pela frente o vencedor na disputa entre Montes Claros (3º) e Apade Vôlei (6º).
O regulamento prevê dois jogos nas quartas de final. Em caso de empate, será disputado o Golden Set.
Nas semifinais, os confrontos serão em melhor de três jogos. A final será em jogo único, na quadra do time melhor colocado na fase classificatória. Os finalistas garantem vaga na Superliga A.