Um descarte irregular de lixo chamou a atenção de um trabalhador na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo à esquina com a Martins Barbosa, um dos pontos de grande movimento no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
O pedreiro Sansão Rodrigues, nesta sexta-feira (28), se deparou com uma série de medicamentos, gases que poderiam trazer um risco direto à saúde de quem passava pelo local. Ele relatou à Itatiaia a dificuldade em conseguir contato com uma instituição competente para fazer o recolhimento.
“Liguei para os Bombeiros, que me encaminharam para o Samu. Depois, entrei em contato com a Polícia Militar para tentar conseguir alguém que pudesse buscar essa medicação, mas eles apenas me passaram alguns números de telefone. Então, liguei para a Prefeitura, para a Demlurb, para a Secretaria de Saúde e para vários outros lugares, mas ninguém atendeu. Após muitas tentativas, não consegui resolver o problema”, contou.
Posicionamento do Demlurb
De acordo com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), após a Itatiaia comunicar a situação, houve a coleta dos medicamentos. Em nota, a assessoria informou que todas as ações de denúncias de descarte irregular devem ser registradas para Fiscalização de Posturas pelo 3690-7984 ou o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) 3690-7241. Ambos setores registram a demanda e encaminham para a coleta.
O Demlurb informou ainda que os geradores de resíduos de saúde são responsáveis pela destinação adequada dos resíduos, incluindo pelo acondicionamento e pelo transporte até o local adequado. Os geradores podem fazer um cadastro com o Departamento para a coleta. Os resíduos devem ser mantidos o tempo todo no abrigo adequado até serem recolhidos com segurança pelos profissionais.