Ouvindo...

‘Antes de cair na folia, doe gotas de alegria': Hemominas realiza ação de conscientização em Juiz de Fora

Regional em Juiz de Fora entra no clima de Carnaval para convocar doadores nesta segunda (24)

Doadores são convidados a comparecer ao Hemocentro em Juiz de Fora antes do Carnaval

''Antes de cair na folia, doe gotas de alegria” é a convocação em clima de carnaval para as pessoas comparecerem à Hemominas em Juiz de Fora. Nesta segunda-feira (24), o Regional vai realizar uma campanha especial para despertar a atenção das pessoas de não esquecer da doação de sangue.

“O objetivo é convencer as pessoas a doar antes do carnaval para que não falte sangue durante esse período para os pacientes. E nem depois, porque, às vezes, as pessoas ainda estão viajando, não voltaram, a gente volta a funcionar e as pessoas ainda não retomaram. E sempre com aquele nosso slogan, ‘Antes de cair na folia, doe gotas de alegria’, que todas juntas fazem salvar muitas pessoas”, explicou a integrante do setor de captação, Rosani Martins.

A programação será das 9h às 10h30 na sede do Hemocentro, com promessa de folia e alegria, que também fazem parte do gesto de solidariedade.

“A gente recebe a cantora Helô Mendes do bloco Helô Catz com seus músicos e o serviço de som do Gama, o personagem Coração, e os médicos do Barulho. Enquanto estiver ocorrendo a apresentação musical dela, eles vão estar fazendo uma panfletagem no entorno com o material informativo e convidando pessoas e conscientizando sobre a importância da doação durante esse período. A gente sempre abraçou o carnaval como uma forma de incentivar as pessoas e ligar a causa da doação de sangue a ações positivas e à alegria também, porque o paciente recebe alegria quando ele recebe vida. Então esse convite fica até para as pessoas quiserem assistir ao vivo ali, aproveita e dá uma doa sangue, ou durante a semana se organiza”, disse Rosani.

Há uma série de critérios a serem respeitados para a doação de sangue. Na época de folia, o doador deve estar atento ao consumo de bebida alcoólica antes de ir ao Hemocentro.

“Sobre a questão da bebida alcoólica, por exemplo, a pessoa precisa ficar 12h antes sem beber e 12h depois de beber. Os cigarros são 2h antes e 2h depois. Os outros critérios são pesar mais 50 quilos, não ter tido hepatite após 11 anos, apresentar um documento oficial com foto, ter e estar com boa saúde, e outros critérios serão avaliados na entrevista com o médico. A gente deseja um bom carnaval a todos, e faz o convite: doe sangue, esse gesto salva vidas”.

Agendar atendimento na Hemominas

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 28 municípios da região, o que corresponde a 58 hospitais, além da demanda interna de pacientes que recebem sangue sem a necessidade da internação.

A Regional funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão. O atendimento pode ser agendado pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas, inclusive para organização no caso de caravanas ou grupo de amigos ou empresas.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.