Com a totalidade da volta as aulas nas escolas públicas e privadas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) informou que mobiliza os Agentes de Trânsito para atuar em ações educativas e de fiscalização.
O fluxo de veículos na cidade costuma crescer em torno de 30% com o retorno dos estudantes. É o que destaca o gerente do Departamento de Fiscalização Viária da SMU, Murilo Halfeld.
“Nós vamos ter o aumento do fluxo de veículos, que é calculado em torno de 30%, na rua. Isto é mais congestionamento, mais paciência e mais tudo. Então, mais do que nunca agora, nós precisamos nos atentar principalmente para não cometer infrações de trânsito. E o principal não é evitar multa, o principal é evitar qualquer tipo de acidente, qualquer transtorno pessoal. E qualquer prejuízo financeiro, e principalmente vítimas do trânsito, principalmente se for um aluno ou um filho”, destacou.
Pontos de atenção, como as avenidas Itamar Franco e dos Andradas, já contam com o apoio dos agentes em travessias escolares durante esta semana. Com o retorno da rede estadual, as escolas Professor Quesnel, Fernando Lobo e Henrique Burnier também serão atendidas. Segundo Murilo, para os pais e responsáveis, a orientação é sempre respeitar as sinalizações de trânsito.
“Das várias infrações de trânsito, nós salientamos principalmente a infração que diz respeito a desembarcar em fila dupla, que é muito perigosa. Das infrações de trânsito o que mais acontece acidente é devido a isso”.
Leia também
- Celular nas escolas: redes pública e particular de ensino analisam implantação da restrição nas instituições
- Escolas da rede municipal iniciam período letivo de 2025 em Juiz de Fora