A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou que os estudantes da Faculdade de Engenharia vinculados com à conta do Google Workspace for Education devem realizar o backup dos dados até esta segunda-feira (17)
Anteriormente, a UFJF havia informado que o prazo estava agendado para 17 de janeiro.
A Faculdade de Engenharia informou que não administra o serviço desde 2022 e não pode interferir nas decisões tomadas pelo Google.
No ano de 2024, a empresa havia definido que iria parar de redirecionar o serviço em novembro. No entanto, o prazo foi estendido para que os estudantes tivessem mais tempo para salvar os arquivos.
Relembre o caso
De acordo com a instituição, desde 2007, por iniciativa particular de algumas pessoas vinculadas, a Faculdade de Engenharia gerenciava domínios @engenharia.ufjf.br, dentre outros, sem um contrato formalizado pela Instituição com o Google.
O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), setor responsável por centralizar as políticas de tecnologia da informação e de segurança digital da universidade, não tinha acesso ao painel gerencial destes domínios, que não eram assim administrados pela instituição.
Em agosto de 2024, a Faculdade de Engenharia e a UFJF foram notificadas extrajudicialmente pela Google Cloud, que apontou graves violações contratuais nos domínios administrados pela Faculdade de Engenharia, incluindo armazenamento de conteúdos não acadêmicos, como filmes, conteúdo adulto, séries e materiais protegidos por direitos autorais.