Ouvindo...

Quatro municípios da Zona da Mata têm situação de emergência reconhecida pelo Governo de Minas Gerais

Decretos se referem a danos causados por chuvas em janeiro e em fevereiro

O Governo de Minas Gerais reconheceu a situação de emergência em quatro municípios da Zona da Mata: Presidente Bernardes, Rio Novo, Mercês e Descoberto.

Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira (12), os decretos municipais Mercês e em Descoberto são do dia 4 de fevereiro. Já em Presidente Bernardes e em Rio Novo são dos dias 10 e 29 de janeiro, respectivamente. Em todos eles, a medida foi adotada após danos causados por chuvas intensas.

Municípios em situação de anormalidade na Zona da Mata e Vertentes

Outros 21 municípios na Zona da Mata também estão em situação de anormalidade em decorrência das chuvas, segundo o Boletim da Defesa Civil Estadual: Rochedo de Minas, Sem-Peixe, Dom Silvério, Pequeri, Tocantins, Leopoldina, Santo Antônio do Aventureiro, Pedra Bonita, Raul Soares, Maripá de Minas, Rio Preto, Laranjal, Recreio, Guiricema, Argirita, Visconde do Rio Branco, Rio Espera, Faria Lemos, Carangola, Paula Cândido, Rosário da Limeira, Além Paraíba.

Conforme o documento, Dom Silvério, Pequeri e Pedra Bonita tiveram dois decretos reconhecidos de tempestades neste período chuvoso.

No Campo das Vertentes, estão com decretos vigentes Antônio Carlos, Senhora dos Remédios e Barbacena.

Período chuvoso em MG

De acordo com o Governo de Minas Gerais, 159 municípios estão em situação de anormalidade. Até esta quarta-feira (12), são 26 mortes - sendo quatro na Zona da Mata, em Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Carangola e Tombos. Além disso, 690 pessoas estão desabrigadas e 5.115 , desalojadas desde o início do período chuvoso, em setembro de 2024.

Leia também

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais