Ouvindo...

“O sonho estava sempre lá”: Fernanda de Castro conta a trajetória de MG à ONU ao Mulheres Incríveis

Nascida em Coronel Pacheco, Fernanda de Castro coordena a iniciativa Sports for Climate Action, da ONU para o Clima

“O sonho estava sempre lá”. Essa é a convicção que Fernanda de Castro, 42 anos, tem ao se lembrar da menina que viveu sua infância na pequena Coronel Pacheco, ao lado de uma família numerosa, cheia de força e rodeada de amor. “Aos domingos, a gente não tinha nada para fazer. Eu sentava na beira da rodovia, via os carros passar e pensava ‘um dia, eles ainda vão me levar a algum lugar’”.

Mal sabia a menina, que seus sonhos seriam transportados em viagens de avião. Após estudar em escolas públicas da região, trabalhar durante o dia para pagar faculdade à noite, e se espelhar em nas dificuldades das mulheres fortes de sua vida, que não tiveram acesso aos estudos, Fernanda se graduou, foi aprovada em um concurso da Petrobrás, onde atuou por oito anos.

A virada de chave ocorreu quando ela resolveu seguir sua paixão pela natureza e sustentabilidade. Um mestrado em Meio Ambiente, cursado na Alemanha, abriu portas para a ONU, onde hoje Fernanda de Castro coordena a iniciativa Sports for Climate Action, da ONU para o Clima. “Meu trabalho conscientizar organizações esportivas a reduzir os impactos ao meio ambiente e também usar o ‘super poder’ do esporte como consciência”, relata.

De Coronel Pacheco, passando por Juiz de Fora, seu trabalho já a levou para Colômbia, Mexico, Guatemala, Africa do Sul, Moçambique, Quenia, Panama, Egito, Azerbaijao, Emirados Arabes, Escocia, Inglaterra e Suiça.

A menina sentada na beira da rodovia talvez não imaginaria que as rodas dos carros não seriam suficientes para transportar seus sonhos.

Ouça a entrevista de Fernanda de Castro à Désia Souza no Mulheres Incríveis.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Leia mais