A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informou que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos em relação às ofertas de crédito feitas por instituições financeiras pagadoras.
O Procon relatou que tem recebido diversas reclamações das queixas de cobrança por serviço/produto solicitado, taxas não informadas e cobrança indevida para alterar ou cancelar contratos.
O setor recomendou mudanças a uma instituição após reclamações sobre o endividamento dos consumidores. O problema seria causado pela oferta excessiva de crédito e propagandas enganosas.
Dentre as observações estão: manter sigilo sobre as informações dos beneficiários; não conceder empréstimo pessoal de saque, no cartão de crédito consignado e no cartão consignado de benefício; garantir ofertas transparentes, claras e adequadas
Procedimento nos bancos
Além disso, os consumidores devem ter cuidado com quem oferece ajuda nos bancos e não esteja identificado como trabalhador da agência; evitar fazer contratação de serviços pelo caixa eletrônico sem acesso às informações do contrato, não realizar negociações por telefone, não entregar cartão e senha e não digitar senha ou permitir que tirem fotos sem saber o motivo, além de conferir os valores recebidos.
Nos bancos e agências, os aposentados e pensionistas têm direito de acessar aos caixas e terminais de autoatendimento, serem atendidos em até 15 minutos e no máximo 30 minutos em véspera de feriados ou um dia após feriado prolongado, e as agências devem ter banheiros, bebedouros, espaço de espera e acessibilidade.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira