Ouvindo...

Chuvas em MG: mais três cidades da Zona da Mata decretam estado de emergência

Treze cidades da Zona da Mata e Vertentes estão em situação de anormalidade

O número de cidades de Minas Gerais que estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas aumentou para 49, conforme balanço pela Defesa Civil estadual.

As últimas que entraram na lista foram Laranjal, Recreio e Acaiaca, na Zona da Mata.

Além delas, outras 13 cidades da região estão em situação de anormalidade, segundo a Defesa Civil Estadual: Rio Preto, Dom Silvério, Pedra Bonita, Rochedo de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, Recreio, Leopoldina, Sem-Peixe, Pequeri, Raul Soares, Maripá de Minas e Tocantins, na Zona da Mata e Antônio Carlos, no Campo das Vertentes.

Em quatro delas, houve mortes: Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Carangola e Tombos. O Estado contabiliza 13 óbitos no período chuvoso.

Saiba mais

Chuvas em MG: confira cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes que decretaram emergência

Com a declaração de emergência, estas cidades podem acessar recursos estaduais e federais para reconstruir as áreas afetadas e atender as necessidades da população.

O estado contabiliza, até o momento, 198 desabrigados (aqueles que necessitam de abrigo público, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios) e 1.389 desalojados (aqueles que desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos) em decorrência das chuvas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.